Workplace 3.0 – Salone del Mobile 2017

O nosso primeiro post sobre a Semana de Design de Milão (ainda não leu? Clique aqui), especificamente sobre o Salone del Mobile 2017, mostrou uma pequena prova da variedade de universos que encontramos na feira. Para aqueles que amam explorar preciosidades, como nós, todo o evento se apresenta como uma fonte incessante de inspirações. Inspirações essas que amamos colocar em prática em cada novo projeto, seja ele um apê moderninho, um quarto, uma concept store, um escritório, etc.

Entre tantas fontes de ideias, a Garimporio aterrissou na Workplace 3.0, uma exposição que se tornou referência para criação de novos e modernos ambientes de trabalho. Presente no Salone del Mobile desde 2015, a Workplace 3.0 reflete o futuro, os hábitos e o modo de viver de novas gerações. Ela apresenta-se como uma mostra inovadora dedicada ao design e à tecnologia para espaços corporativos. Como resultado, a Workplace 3.0 apresenta às empresas novas abordagens, formas e soluções.

Além de referências estéticas, a exposição é essencial para quem quer descobrir, entender e estimular mudanças para os espaços de trabalho. Neste ano, a Workplace 3.0 abrangeu uma área de 10.000 m², com 92 expositores diferentes, cada um apresentando a sua própria visão sobre o tema. Mais uma vez, a troca de referências enriqueceu o nosso olhar sobre assuntos tão presentes na nossa rotina.

Ambientes de trabalho com uma pegada mais cool e que fomentam a criatividade são mais reais do que nunca. A ideia de espaços que proporcionam um momento relax no meio da correria, como áreas de repouso, salas de meditação e equipamentos esportivos, esteve entre as principais trends da exposição. Amamos!

1. Ambientes descontraídos para locais de trabalho: salinha de meditação com tapetes orientais. 2. Para ficar fora do ar, relaxar. A mesa com vários lugares foi desenhada para as pessoas se acomodarem de baixo do abajour e se desligarem.

1. A “cama” desenvolvida pelo designer Cristiano Mino é uma onda de relaxamento. Funciona da seguinte maneira: você entra em uma plataforma preenchida com água que te transmite a sensação de estar flutuando. De repente, você se encontra em um ambiente completamente aconchegante. Para completar, fones de ouvido com sons para meditação e relaxamento. Experimentamos e amamos!

No primeiro post mostramos que Salone del Mobile reforçou a qualidade e detalhes significativos. Na Workplace 3.0, os detalhes criaram ambientes dinâmicos para o trabalho compartilhado e múltiplas atividades. Vamos combinar: a “linha de produção” quadrada já não faz mais parte da nossa rotina há algum tempo. Seguimos, cada vez mais, com multitarefas!

Falando em “quadrado”, o escritório tradicional agora dá espaço ao ambiente definido pelas pessoas que o habitam. Os interiores desses cômodos estão se tornando lugares sem estações fixas, capazes de fazer reconfigurações rápidas. A ideia é a seguinte: mudanças em tempo real para atender às diferentes funções das pessoas que ali trabalham. Demais, né?

1. Sofás com formatos nada convencionais. 2. Adoramos o quadro móvel para escritórios.

1. O mobiliário feito de papelão também chamou a nossa atenção. Demais!

Gostou? Nas próximas semanas revelaremos novos talentos que ganharam o nosso olhar em Milão, grandes marcas encantadoras e design fora da caixa. Fique ligado para todas as novidades!

Trends do Salone del Mobile 2017

O verbo “garimpar” significa selecionar, procurar, explorar preciosidades. Nosso nome Garimporio surgiu como um trocadilho de casa/empório do garimpo. O mundo é a nossa matéria-prima e, por isso, nos intitulamos globetrotters: percorremos o globo atrás de referências, criatividade, jeitos de fazer e de viver. A partir disso, enriquecemos nossa visão sobre a vida, sobre o outro, sobre a arquitetura, o design, sobre nossas inspirações e por fim, nossos projetos.

Compartilhar essa eterna descoberta é o nosso próximo passo. Nosso blog surge para reforçar a troca de experiências, o conhecimento, a reflexão. A nossa Garimporio transcende a arquitetura e o design e invade a arte, a cultura, a natureza e muito mais. Inauguramos esse espaço com o nosso olhar sobre a Semana de Design de Milão, um evento que se apresenta ao mundo com lançamentos da indústria do decor, combinando negócios e cultura, uma referência para quem, assim como nós, ama explorar preciosidades.

Grande parte da exibição acontece no pavilhão de exposições RHO, é o Salone del Mobile, uma feira/bolsa de negócios onde todas as grandes marcas mostram ao público, (arquitetos, lojistas etc) os próximos lançamentos do mercado. Além do Salone, acontece também o Fuori Salone, onde vários bairros da cidade são tomados por exposições, intervenções e eventos e se transformam em verdadeiros design districts, fazendo de Milão uma cidade com atmosfera viva e encantadora, completamente aberta ao público, um verdadeiro caldeirão de inspirações.

Neste ano, o Salone del Mobile atraiu mais de 2.000 expositores e 343.600 visitantes de 165 países. O mais marcante desta edição foi um design que refletiu o desejo aconchegante de relaxar, escapando da simples tendência pela tendência e concentrando-se na qualidade e em detalhes significativos. A seguir, nossas apostas:

Créditos: Rafaela Lucena e Natasha Frota (arquitetas da Garimporio); Philippe Starck no stand da Kartell; Equipe querida da Arquivo Contemporâneo: Fernando, Bia e João Caetano.

2017 é o ano do verde absoluto, cor que transmite tranquilidade em meio a um contexto mundial pra lá de agitado. Nesta edição do Salone del Mobile, ele estava por toda parte e de todas as formas possíveis: musgo, petróleo, quase cinza, bandeira, etc. Combinado com várias tonalidades de laranjas e vermelhos, rosés e caramelos, a cor encantou de primeira.

Simplesmente adoramos Paletas de Cores. Observar composições inusitadas e explorar as diversas sensações que se dão através das cores são exercícios que fazemos diariamente. Na feira, dentre tudo que observamos, o que mais nos chamou a atenção foi a combinação entre  mostardas, terrosos, nudes e verdes. Formaram ambientes sofisticados, sóbrios e ao mesmo tempo alegres, um equilíbrio perfeito entre tons quentes e frios! Super trendy!

Curvas e cheias de charme: Poltroninhas redondas mignon, charmosas e confys, estavam em toda a parte, nas mais variadas cores e tecidos. Nós adoramos!

Materiais como veludo e couro aparecem em sofás, poltronas, puffs, armários, cadeiras e em tudo mais. Trouxeram  um ar de sofisticação clássica criando ambientes pra lá de elegantes, além de charmosos e aconchegantes.  Amamos!

O brilho que faltava pode estar nas chapas metálicas, nossas queridinhas eternas, que apareceram com vários tratamentos que se desdobram em formas inusitadas e cores lindas e contemporâneas, como as peças que Francesca Lanzavecchia criou para marca italiana De Castelli. Uma estética contemporânea cheia de bossa, do jeito que a gente gosta.

Esculturas de luz: a iluminação aparece versátil e surpreendente, incluindo luzes de parede com formas inspiradoras e iluminadas que surgem do teto, ou seja, verdadeiras obras de arte. 2017 foi ano de Euroluce, uma mostra de iluminação que acontece de dois em dois anos no Salone del Mobile e que estava incrível! Destaque para a exposição no stand da marca italiana Flos foi de tirar o fôlego. 😉

Esse pequeno passeio pelo Salone del Mobile foi só a ponta do iceberg. Nas próximas semanas revelaremos detalhes sobre nossas marcas preferidas, sobre o circuito alternativo e, é claro, sobre a cidade de Milão na sua forma mais encantadora. Fique ligado!