loft 178

J A R D I M BO T Â N I C O | R I O D E J A N E I R O | 1 0 0 m² | 2 0 1 3

 

h a b i t a r as m e m ó r i a s, a i n t e g r a ç ã o, a e s s ê n c i a

 
 
 
 

O Projeto

O projeto de arquitetura de interiores visou espaços amplos, integrados e fluídos, estilo loft. A planta original da década de 50 não atendia as necessidades dos atuais proprietários, e foi radicalmente modificada. A retirada de quase todas as paredes originais permitiu a criação de espaços amplos, integrados e fluídos. Criou-se uma planta totalmente circular, com um ganho surpreendente de luminosidade e ventilação. Neste ambiente mais luminoso e com o fluxo de ar que que se criou, o problema de mofo constante deixou de existir.

 
 
demolir-e-construir_loft-178.gif
 

o coração da casa

A cozinha, que ocupa o espaço originalmente do banheiro, é totalmente integrada a sala, sendo uma característica marcante do projeto e do estilo de vida do casal. Do sofá na sala de TV é possível observar os utensílios e quem os utiliza. A composição deste espaço foi um desafio funcional e estético considerável, cujo resultado atendeu tanto ao “mestre cuca” como aos convidados. 

_MG_4723-1.jpg
_01P_MG_1027-1.jpg
 
 

A sensação de estar numa casa, recebendo pássaros e miquinhos no quintal. A amplitude do espaço, que parece maior do que é. O pé direito alto, as amplas circulações e os grandes vãos das portas ajudam nesta percepção.

 
 
 

ATMOSFERA ROMÂNTICA

O projeto Loft 178 une a atmosfera fresca e romântica do interior com as linhas retas e acabamentos industriais da metrópole. Um giro pelas tendências da decoração contemporânea, sem jamais esquecer a essência do jovem casal que habita esse pedacinho de mundo.

Outro destaque é ter um jardim pra chamar de seu no meio de um centro urbano, com uma ducha que brota por entre as samambaias e remete as delícias de um banho de cachoeira.

A área externa, antes com um metro de rebaixo, foi trazida ao nível dos demais cômodos e integrou-se. Esse jardim trouxe vida e movimento ao pátio interno, e se tornou o coração deste lar, permitindo que os quartos, cozinha e a sala se interliguem e desfrutem de seu verde.

__CA_6834-1.jpg
 
 

O ANTIGO E O CONTEMPORÂNEO

No conceito de valorização do antigo, procuramos manter as características da arquitetura do prédio (datado de 1950). Mantivemos o pé direito alto, as sancas de época e as esquadrias, enquanto despimos as colunas e vigas revelando o concreto e deixando o tempo falar. Uma parede de cada cômodo foi revestida com tijolinhos de tons irregulares, ajudando a criar uma atmosfera aconchegante que inspira criatividade, unindo a aparente sabedoria do antigo com a efervescência do novo.

 
 
_MG_4801-1copy.jpg

O antigo é bom, o velho conta contos, as marcas do tempo são lindas

 

HABITAR AS MEMÓRIAS

A vitrine logo na entrada exibe as recordações do casal mundo a fora e esconde o guarda louças embutido. O mobiliário mistura peças de novos designers, anônimos e consagrados, com peças que os proprietários já tinham. A poltrona cromada da biblioteca da casa do avô, o lustre gótico em bronze da casa da  mãe, uma grande tela que era do pai, e por aí foi... fazendo o passado trazer mensagens para a construção de um novo futuro.

image18.jpeg
 
 

Em relação a decoração e a escolha de materiais, a intenção foi valorizar o que já existia integrando ao contemporâneo. A mistura do velho com o novo diz bastante desse projeto. A intenção sempre foi contar uma estória. A história de quem habita esse espaço. O antigo pode ser bom, o velho, as cicatrizes, as marcas do tempo são lindas. E ao mesmo tempo, quem habita esse espaço é um casal jovem, que roda o mundo, que vivencia e traz novidades o tempo todo. E que tem muitas outras estórias na história.

 
 
 

SINTA, OUÇA, CHEIRE, TOQUE, OLHE, PERCEBA, EXPERI­MENTE A VIDA NA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL!

 

e n t r e e o l h e a t r a v é s

 

F I C H A T É C N I C A

Local: Jardim BotÂnico, Rio de Janeiro

Área de projeto: 100 m²

Valor por m²: R$ 4.500 m²

Ano: 2013

Fotos: Denilson Machado | Natasha Frota

Colaboradores: Marcenaria Marcelo Dolfini

Equipe envolvida: Natasha Frota